Funhouse - |Pink|, 2009
She sells sanctuary - |The Cult|, 1985
Estou Além - |Antonio Variações|, 1982
Erva Daninha a alastrar - |António Variações|, 1984
Light My Fire - |The Doors|, 1967
Ring of fire - |Adam Lambert|, 2009
Satisfaction - |Adam Lambert|, 2009
Taking Of - |The Cure|, 2004
Wuthering Heights -|Kate Bush|, 1978
Knocking On Heaven's Door - |Guns N Roses|,1991
segunda-feira, 26 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Orquideas portuguesas
Hoje, resolvi apresentar-vos algumas das mais belas orquideas que proliferam em Portugal e que encontrei na internet. Espero sinceramente, que consultem os dois sites onde estão inserídas estas lindas fotos e que desfrutem deles.
Ophrys tenthredinifera
Serapias lingua Serapias cordigera Orchis morio
domingo, 18 de abril de 2010
Museus virtuais
Museu Virtual da Marinha
Este museu é a versão virtual do museu que serve de Organismo Cultural da Marinha de Guerra Portuguesa, (o Museu da Marinha) e que tem como missão a salvaguarda e divulgação do passado marítimo português, não se dedicando em exclusivo aos assuntos militares navais, mas sim a tudo o que se relaciona com os mais diversos aspectos e actividades humanas ligadas ao mar.
Hoje, o Museu assegura e gere os processos de conservação e exposição de objectos de valor histórico, artístico e documental do património da Marinha (ou confiados à sua guarda); promove e desenvolve acções de investigação documental histórico-científica no domínio do museu e, ainda, desenvolve e divulga actividades didáctico-culturais.
Museu Virtual do Laboratório Nacional de Engenharia Civil
O Museu Virtual do LNEC é constituído por imagens de equipamentos e ensaios que deram o suporte experimental à vida do LNEC.
Este acervo constitui uma importante fonte documental para a elaboração da história da ciência e da técnica do LNEC, e do País, no século XX.
Museu Nacional dos Coches
Este museu tem como objectivo garantir a preservação de bens culturais que integram a colecção, de que se destacam as viaturas de gala da Casa Real Portuguesa, os arreios e acessórios de cavalaria, os instrumentos musicais da Charamela Real, os fardamentos, armas e instrumentos simbólicos do pessoal da Casa Real e valorizá-los através da investigação histórica e técnica sobre a sua origem, construção, fabrico, materiais, funcionamento, proprietários, utilizadores e contexto de utilização.
Museu de Geociências do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo
Vinculado ao Instituto de Geocências da Universidade São Paulo, este Museu, oriundo do antigo Museu de Mineralogia desta Universidade, existe desde 1934, possuindo no seu acervo mais de 10.000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas e meteoritos, entre os quais o Itapuranga, o terceiro maior do Brasil.
Museu Virtual da Água em Trás-os-Montes e Alto Douro
Este museu é realmente virtual, não existindo nenhum espaço físico em que esteja implantado. É um álbum de memórias da eterna relação do Homem com a água testemunhando a participação desta na construção da identidade cultural, económica e social da região e do povo que nesta habita.
Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes
Porquê um museu virtual sobre Aristides de Sousa Mendes?
Porque por causa da sua actuação em Bordéus, acabou por entrar na História de Portugal e sobretudo na História Mundial. Por si só esta já seria razão suficiente para a criação de um museu virtual. Este museu visa mais do que preservar a memória do cônsul de Portugal em Bordéus, em 1940, homenagear uma acção humana individual, qualquer que ela seja, que, apesar das circunstâncias adversas saiba obedecer ao que, de acordo com a sua consciência, é o certo. Este museu só existe virtualmente.
Museu Virtual do Louvre
O Museu Virtual do Louvre possibilita uma visita virtual ao Museu do Louvre situado em Paris, que tem uma das mais ricas colecções de arte do mundo. Encontram-se nele representados todos os períodos da arte europeia até ao impressionismo.
No museu podemos encontrar uma magnífica colecção de obras de pintores como Leonardo da Vinci, Rafael, Rubens, Rembrandt, Vermeer, Goya entre outros. O museu possui sete departamentos dedicados a antiguidades: egípcias, orientais (neste existe uma importante colecção de arte da Mesopotâmia), gregas e romanas, além dos dedicados à escultura, à pintura e ao desenho.
No museu também encontramos os tesouros dos reis franceses e muito mais...
Museu Grão Vasco
No acervo deste museu estão incluídas obras de arte de diversa tipologia e cronologia. Aos objectos destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco), maioritariamente provenientes da Catedral de Viseu e de igrejas da região, acrescem peças de arqueologia, uma colecção importante de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário. A colecção principal do Museu é no entanto, constituída por um conjunto notável de pinturas de retábulo, também provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes, o Grão Vasco, de outros seus contemporâneos.
Museu Nacional de Arte Antiga
Museu possuidor de vasta colecção de arte europeia, incluindo a mais completa colecção de arte portuguesa, da pintura à escultura, da ourivesaria ao mobiliário, cerâmica, têxteis e outras artes decorativas que nos conduzem das formas artísticas da Idade Média ao início do século XIX. Apresenta igualmente um notável conjunto de objectos de arte da África, Índia, China e Japão, significativos do relacionamento de Portugal com essas culturas, ao longo de vários séculos.
Museu Nacional de Soares dos Reis
Este museu foi-se constituindo, principalmente, com colecções de pintura e escultura. Nos anos 30 do século XX foi enriquecido com o depósito do Museu Municipal do Porto e com o alargamento das colecções às Artes Decorativas. Nas Artes Plásticas salientam-se os núcleos de pintura e escultura do século XIX e primeira metade do XX. Nas Artes Decorativas distingue-se a cerâmica, com uma mostra de faiança nacional e porcelana oriental e ainda peças de ourivesaria, joalharia, vidros e mobiliário dos séculos XVI a XIX.
Museu Nacional do Azulejo
A colecção deste museu abrange a produção de azulejos da segunda metade do século XV até à actualidade. A colecção integra também peças de cerâmica, porcelana e faiança dos séculos XIX a XX. No início da exposição permanente encontra-se um pequeno núcleo que ilustra os materiais e técnicas de manufactura do azulejo. A partir desta introdução, o percurso da exposição segue uma organização cronológica.
Palácio Nacional de Queluz - Queluz
Mandado construir em 1747 pelo Infante D. Pedro, futuro D. Pedro III por casamento com sua sobrinha D. Maria I, o Palácio de Queluz foi a residência de veraneio favorita da família real até 1794, altura em que passa a Residência permanente.
Doado ao Estado em 1908, abriu como Museu de Artes Decorativas em 1940, exibindo actualmente em ambientes de época colecções de mobiliário, pintura, cerâmica, ourivesaria, escultura e tapeçaria, provenientes na sua maioria da Casa Real.
Palácio Nacional da Ajuda - Lisboa
O Palácio Nacional da Ajuda, edifício neoclássico da primeira metade do séc. XIX, da autoria de Francisco Xavier Fabri e José da Costa Silva, foi residência oficial da família real portuguesa, desde o reinado de D. Luís I (1861-1889) até 1910. Aberto ao público como Museu em 1968, é especialmente expressivo como residência real da época, revelando ambientes oitocentistas e importantes colecções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: dos têxteis ao mobiliário passando pela ourivesaria, e cerâmica, bem como de pintura, escultura e fotografia.
Outros locais de interesse a visitar virtualmente (e não só virtualmente)
Torre de Belém - Lisboa
Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para a defesa da barra de Lisboa, é uma das jóias da arquitectura do reinado de D. Manuel, uma síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e os primeiros dispositivos aptos para resistir ao fogo de artilharia. Mantém algumas salas de utilização civil com as características quinhentistas, a casamata para os disparos de artilharia e a memória dos cárceres que ali funcionavam desde os finais do século XVI.
Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa
Obra-prima da arquitectura portuguesa do século XVI, classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, o Mosteiro situa-se numa das mais belas zonas de Lisboa, num cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo.
Mosteiro da Batalha - Batalha
Monumento memorial da batalha de Aljubarrota e panteão régio, cuja construção teve início em finais do século XIV com o patrocínio de D. João I, o Mosteiro dominicano da Batalha é o mais significativo edifício do gótico português. As suas vastas dependências constituem hoje um excelente exemplo da evolução da arquitectura medieval até ao início do século XVI, desde a experiência inédita do tardo-gótico à profusão decorativa do manuelino.
Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta ordem religiosa, graças a uma continuada política de protecção régia iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitectura portuguesa.
Convento de Cristo - Tomar
Abrangendo o castelo templário e o Convento da Ordem de Cristo - cuja construção decorreu entre os séculos XII e XVII - este monumento, que está inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, integra alguns dos mais expressivos testemunhos da história da arquitectura portuguesa, como a Charola românica da igreja, o claustro de D. João III e a famosa janela da Sala do Capítulo.
Palácio Nacional de Mafra - Mafra
Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, o Palácio de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal.
Em pedra lioz da região, ocupa 38.000 m, com 1.200 divisões, 4.700 portas e janelas e 156 escadas.
Para a Real Obra, encomendou o Rei esculturas e pinturas a Mestres Italianos e Portugueses e, na Flandres, dois carrilhões com 92 sinos – os maiores do tempo. Integra ainda um conjunto de seis órgãos históricos na Basílica, uma extraordinária biblioteca do séc. XVIII, com c. de 38000 volumes e um Núcleo Conventual, com um hospital da época.
Palácio Nacional de Sintra - Sintra
Com fundação árabe, o Palácio de Sintra torna-se, a partir do séc. XII e por cerca de oito séculos, residência da Família Real Portuguesa. Único sobrevivente dos Paços Reais medievais, a sua configuração actual não se alterou substancialmente desde meados do século XVI, resultando de campanhas de obras sucessivas de D. Dinis, João I, e D. Manuel I. Reunindo vários estilos arquitectónicos – gótico, mudéjar e manuelino – foi muito utilizado na Idade Média como refúgio da corte durante os meses de verão e para a prática da caça. Mundialmente reconhecido pelo perfil das duas monumentais chaminés cónicas das suas cozinhas, exibe no seu interior um acervo único de azulejaria hispano-mourisca e colecções de arte decorativa dos séculos XVI ao séc. XVIII. Integra desde 1995 a classificação da Unesco de Sintra Paisagem Cultural da Humanidade.
Aquário Vasco da Gama - Lisboa
A exposição de exemplares vivos no Aquário Vasco da Gama caracteriza-se pela diversidade, apresentando espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios. A fauna da costa portuguesa ocupa, no entanto, o lugar de destaque.
sábado, 17 de abril de 2010
Dez canções de que gosto
Milord - |Edith Piaf|, 1959
Non, Je ne regrette rien - |Edith Piaf|, 1960
Boys & Girls - |Blur|, 1994
Angie - |Rolling Stones|, 1973
Say Hello, Wave Goodbye - |Soft Cell|, 1983
In This World - |Moby|, 2002
Imagine - |John Lennon|, 1971
Ashes to Ashes - |David Bowie|, 1980
Ziggy Stardust - |David Bowie|, 1972
Space Oddity - |David Bowie|, 1969
Non, Je ne regrette rien - |Edith Piaf|, 1960
Boys & Girls - |Blur|, 1994
Angie - |Rolling Stones|, 1973
Say Hello, Wave Goodbye - |Soft Cell|, 1983
In This World - |Moby|, 2002
Imagine - |John Lennon|, 1971
Ashes to Ashes - |David Bowie|, 1980
Ziggy Stardust - |David Bowie|, 1972
Space Oddity - |David Bowie|, 1969
Subscrever:
Mensagens (Atom)